quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PROGRAMA INTEL EDUCAR

1 Atividade: Sejam bem vindos

1- Quais as características das famílias do século XXI?

Elas de modo geral passam por uma metamorfose complexa. Os valores, os costumes e o jeito de ser e viver das famílias sofreram fortes guinadas no mundo contemporâneo. Os pais trabalham muito e não tem tempo para cuidar dos filhos, logo, não acompanham o crescimento deles direito e pecam na educação. Quase não há momentos e horários partilhados em comum. Vivem na correria e tensão constantes. Nota-se ausência de diálogo e salutar relação. Muito uso de tecnologias e formas de distração, bombardeio de mídias e entretenimento em geral. Pessoas que dormem menos e mal, além de uma alimentação defasada (fast food e outras comidas sintéticas). Em suma, crises e derrocadas diversas. Porém, constam algumas qualidades também: mais informações, autonomia, amplas opções e oportunidades para construir a vida, valorização da mulher...

2- E nós, professores! O que fazer?

Penso que o primeiro passo é ampliar o prisma, a consciência e o diagnóstico da conjuntura social, sobretudo, no que tange as mudanças culturais ligadas a educação e as demais instituições formadoras da pessoa cidadã. Depois, buscar uma adequação e inserção na realidade, acompanhar de perto, adaptar pedagogias e conteúdos, estabelecer interpretações corretas e críticas, bem como tentar resgatar valores e ideias positivas que ficaram descartadas. Ampliar a visão educacional, pesquisar o bojo socioeducativo, instigar o entendimento da tecnologia e da globalização. Enfim, nos situarmos e capacitarmos para sermos professores atualizados e efetivos no ofício.

3- O ambiente escolar atende essas necessidades?

Parcialmente; hoje podemos dizer que estamos acompanhando um pouco estes aspectos. Já temos alguns recursos tecnológicos, lúdicos e técnicos. A escola vem evoluindo paulatinamente. Todavia, falta acelerar a reforma do sistema num todo. Mudar a estrutura das salas de aula, reformular o currículo, turmas menores em vista de melhor assistência, mais diálogo, pesquisas e experiências, etc.

4- Como seria o trabalho em sala de aula?

Vejo que alem do conteúdo programático fundamental, carecemos de aprofundar a contextualização e consciência de muitos aspectos do mundo contemporâneo, mormente, no que tange as tecnologias, as mídias e a economia. Como citei acima, as salas de aula precisam ser reformuladas, menos alunos, mais recursos e variedades, mudar o estilo e a configuração dos objetos, carteiras, cadeiras, ampliar a visão. Melhorar a pedagogia, criatividade e a motivação. Etc. etc. etc.

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

1-Relato (mínimo 100 palavras) : - O que estou fazendo aqui? O que busco? Quais minhas perspectivas?

Contextualizei o relato destas indagações ao programa Intel. Ora, também seriam questionamentos abissais e filosóficos acerca da existência e de seu sentido em construção perene...

De modo pragmático e objetivo, constato que estou aqui, primeiro, por que fui convocado para fazer esse curso Intel Educar. É uma exigência da secretaria de educação do estado para todos os professores. Com efeito, basta pensar um pouco mediante a conjuntura sócio-tecnocrata e o sistema peculiar (SEEDUC - MEC), para entender que é uma urgência e uma questão de adequação ao universo cibernético no qual estamos inseridos. Portanto, cursar este programa é um laboratório de estudo, aprendizado e atualização junto a tecnologia, sobretudo, à informática e aos programas da secretaria.

Estou em busca de ampliar meu conhecimento nessa área, adquirir mais desenvoltura, alternativas e elementos para lidar com eficiência com o computador, com programas, com a internet, enfim, com a informatização do sistema.

Minhas expectativas são de crescer como profissional atualizado e responsável com seu exercício profissional. Aspiro aprender e dominar gradativamente mais um pouco acerca dos softwares, dos meios e das multimídias dessa máquina complexa e seus incríveis e fascinantes recursos. Almejo descobrir novidades, ouvir experiências e pesquisas, partilhar vivências e pensamentos. Enfim, vislumbrar a educação oxigenada pela tecnologia e seu inverso também... Acompanhar de perto as guinadas culturais, a evolução tecnológica e midiática e suas conseqüências na vida social para todos no século XXI, em especial para os estudantes e novas gerações.

Marcorelio Fortini de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário